Prazer, meu nome é Bianca Andrioli mas meus amigos me chamam de Bia. Trabalho com coquetelaria a três anos em Porto Alegre e já trabalhei em diversos bares da capital gaúcha como Dirty Old Man, Hair Home Bar Locals Only, Rancho 141, Sushito Restaurante, Wills Bar e atualmente sou chefe de bar no Eat Kitchen. Sou formada em Design, estudo Engenharia de Alimentos e busco alinhar os conhecimentos das áreas com meu trabalho como bartender.
Minha inspiração para o coquetel veio a parr do poema sinfônico de Heitor Villa-Lobos de nome Uirapuru. O poema tem inspiração em uma das lendas do nosso folclore que conta a história de um índio que foi transformado no pássaro com o canto mais belo de todos pelo deus Tupã. Na natureza, o uirapuru é uma ave que se encontra ameaçada de exnção devido a algumas crendices populares, então escolhi trabalhar com a sustentabilidade através da ulização total da banana para a produção dos chips salgados com a fruta e ulizar a casca para o óleo saccharum. Você conhece um limão mais brasileiro que o limão-cravo? Se você encontrar você me conta por que eu não conheço. O cumaru, assim como o uirapuru, é navo da floresta amazônica, o que me levou a escolhê-lo para a maceração no licor amargo. Como estamos falando de um país tropical, escolhi o côco para trazer esse aspecto ao coquetel e também para amaciar a presença alcóolica no licor, dando o foco para as percepções da cachaça Pindorama.
Receita
Ingredientes
- 50ml de cachaça Pindorama
- 15ml de licor Amaro Stomaco com cumaru e côco*
- 40ml de saccharum de casca de banana
- 25ml de suco de limão cravo
- 20ml de clara de ovo pasteurizada ou aquafaba
Modo de preparo
Em uma coqueteleira com gelo adicione todos os ingredientes e bata. Faça um rever-se dry shake e sirva em um copo baixo com gelo finalizado com chips de banana salgada. *Licor Amaro com cumaru e côco: macerar 120g de raspas de côco desidratado sem açúcar junto com uma fava de cumaru e adicionar no licor. Deixar infusionado por 48h protegido da luz solar. Coar e transferir para uma garrafa higienizada. Armazenar em geladeira. Na internet você encontra fácil como elaborar o saccharum e os chips de banana